sexta-feira, 24 de maio de 2013

Livro : Uma Vida Interrompida de Alice Sebold


 

“Meu sobrenome era Salmon, salmão, igual ao peixe; meu primeiro nome era Susie. Eu tinha 14 anos quando fui assassinada no dia 6 de dezembro de 1973.

Assim   começa  a  história  que Alice Sebold    quase uma biografia do que ela viveu  anos  antes.  Aos 19 anos, quando estava no primeiro ano de faculdade e ainda sonhava ser poeta, foi estuprada em um beco do campus da universidade. Ao chegar à delegacia, machucada e assustada ouviu de um dos investigadores que várias mulheres haviam sido estupradas e mortas no mesmo beco antes dela. Alice Sebold queria criar um romance de ficção quando pensou na história que viria a se transformar em Uma Vida Interrompida.” Mais não conseguia separar a sua historia da de Susie, então ela interrompeu  seu  livro já começado e escreveu  a sua história e colocou o titulo de "Sorte" e só depois de lança-lo voltou a escrever " Uma  vida interrompida".


Um Olhar do Paraíso é um filme baseado no livro “Uma Vida Interrompida: memórias de um anjo assassinado” que conta a história de Susie Salmon, que foi estuprada e assassinada aos 14 anos pelo seu vizinho. Na verdade, quem conta a história é Susie que acompanha a todos do Paraíso. Ela assiste todo o sofrimento de sua família e amigos após a sua morte, a dificuldade da polícia em encontrar seu assassino e qualquer prova que leve a ele, a dor e sofrimento do seu pai, que tenta a todo custo descobrir e depois provar para a polícia quem é o assassino e a difícil aceitação de sua morte por sua mãe.

Ao mesmo tempo, Susie também pode ver tudo que acontece com seus amigos. A vida que segue na terra mesmo sem ela estar presente, todas as conquistas que ela gostaria de estar participando, seus amigos fazendo novas descobertas, novos amigos e Ray, seu primeiro amor, o garoto que ela iria se encontrar e dar seu primeiro beijo exatamente no dia de sua morte. Estando no paraíso, Susie também tem acesso a vida de seu assassino e todas as meninas (uma única mulher adulta) que foram assassinadas por ele. 

Todos os personagens da história são muito importantes e muito bem caracterizados, um por um. O desespero de seu pai, o jeito estranho de sua mãe em lidar com a tragédia, sua irmã que se sente perdida, o irmão mais novo que cresce com Susie mesmo ela não estando por perto, sua avó que vê a necessidade de mudar e fazer parte da família e o detetive Len que tem dois papéis importantes e contraditórios na história. Fora os outros personagens como Ray, sua mãe, Ruth, o namorado e o cunhado da sua irmã... a história não poderia ser a mesma sem cada um deles.

A história que é contada no livro é um pouco diferente do filme. A relação de Susie com Ruth é bem mais forte e importante no livro que no filme, assim como o relacionamento com sua irmã e seus pais. A visão de Susie também é um pouco diferente. No filme ela é mais ressentida com tudo que aconteceu e está sempre buscando e tentando mostrar para seu pai o seu assassino de uma forma mais agressiva. A Susie do livro é mais doce, cheia de sonhos, tenta confortar sua família, interage com seu paraíso e com tudo que acontece nele. O paraíso para ela, no livro, não é como um assunto inacabado, apesar de que ela sabe que não vai ficar ali para sempre. 

Recomendo ambos, filme e livro. O livro você consegue ter mais a sua visão e talvez chegue mais próximo da visão de Susie de tudo que acontece com ela e com as pessoas a quem ela é ligada. O filme te inunda com imagens belíssimas e uma trilha sonora deliciosa que te levam para o paraíso daquela Susie, um pouco mais vingativa... mas os dois são lindos de maneiras diferentes.



O FILME  

Dirigido por Peter Jackson que, pessoalmente, comprou os direitos do livro, desenvolveu um roteiro por conta própria e depois vendeu para a Dream WorksEm uma entrevista de 2005, ele declarou  "que o leitor tem  uma experiência quando  lê o livro e que é diferente de qualquer outro.  









Siga o Blog