sábado, 15 de junho de 2013

Queen - Discografia



                   A origem do QUEEN foi a banda universsitária Smile, formada em 1968 por Brian May e Tim Stafell. Através de um anúncio no mural da escola pedindo um baterista tipo "Ginger Baker", os dois acabaram conhecendo Roger Taylor. Em 1969 conseguiram assinar com a Mercury Records. Nesta época Freddie era vocalista de outra banda, mas já conhecia o trabalho do Smile, que chegou a gravar algumas músicas. 

Em 1970 Stafell abandonou o Smile, Brian e Roger convida Freddie, que muda o nome da banda e criam o QUEEN. Após experimentar alguns baixistas, a formação fechou com John Deacon. 

Depois de uma maratona de ensaios e testes eles conseguem gravar seu primeiro álbum, o QUEEN. A partir de um acordo entre Trident e EMI, partem para sua primeira turnê, abrindo um show para a banda Mott The Hoople, e rapidamente roubaram a cena. 

No lançamento seguinte - QUEEN II - em março de 1974, conseguiram ficar em quinto entre os discos mais ouvidos e a banda seguiu sua primeira turnê como atração principal. Infelizmente, Brian contraiu hepatite e a excursão teve que ser cancelada. 

O Seguinte disco - Sheer Attack - foi lançado em novembro de 1974 e se tornou um sucesso mundial. A turnê mundial que se seguiu teve de ser estendida e a banda chegou a se apresentar em lugares diferentes em um mesmo dia. 

E a consolidação do reconhecimento mundial chegou em 1975 com o LP - A Night At The Opera. Neste trabalho a fusão do rock com a música clássica chegou ao seu ponto mais alto com o clássico Bohemian Rhapsody.    
O Sucesso prosseguiu nos demais trabalhos: News Of the World com We Will Rock You e We Are The Champions.

 
Em Seguida veio a gravação ao vivo Live Killers. Todos esses discos foram gravado sem sintetizadores, que empesteavam os ouvidos do mundo no período das discotecas. 
Queen entra na década de 80 usando instrumentos eletrônicos e um começo de flerte com um tipo de música mais pop. 


The Game, em 1980, traz Crazy LittleThing Called Love - homenageando o estilo Elvis Presley -, Another On Bites the Dust, músicas que antecipam aquilo que viria a ser conhecido como New Wave. O próximo trabalho foi Flash Gordon, que em dezembro do mesmo ano, uma trilha sonora do filme de Dino de Laurentis baseado no personagem das histórias em quadrinhos de Alex Raymond.

Hot Space, de 1982, tinha a faixa Under Pressure, com a participação de David Bowie. Esse álbum liderou todas as paradas de discos do mundo, colocando nesta época o QUEEN dentro da categoria fenômeno, pois tinha vendido mais de 1 milhão de cópias de 8 de seus 10 discos. 

O álbumThe Works, 1984, lança os hits Radio Ga Ga e I Want To Break Free, nas rádios e pela MTV, marcando a fase de maior repercussão da banda, quando a imprensa mundial fazia questão de malhá-los em praça pública por qualquer motivo. Freddie Mercury comentou no começo da carreira a relação complicada que a imprensa estabelecia com o Queen: " PARA A IMPRENSA, SE NÓS FAZEMOS ROCK PESADO, ESTAMOS IMITANDO O Led Zeppelin, SE FAZEMOS MAIS DANÇANTE, ESTAMOS COPIANDOOS Beach Boys, QUEM PODE LEVAR ESSES CARAS A SÉRIO ? " 

Mas independente da imprensa, o sucesso continuou com A King of Magic, trilha sonora para o filme Highlander. Depois veio Live Magic, 1986, neste álbum revelam que, apesar das críticas, a banda tinha tudo para continuar ocupando seu lugar no universo pop. 

Em 1991 surge Innuendo, com a canção The Show Must Go On e nos meses seguintes, já não era mais possível esconder o estado de saúde de Freddie Mercury, que veio a falecer em 24 de novembro de 1991. Na véspera ele havia declarado: " SEGUINDO AS ESPECULAÇÕES DA IMPRENSA , QUERO AFIRMAR QUE SOU SORO POSITIVO, PORTANTO TENHO AIDS. ACHEI CORRETO MANTER ISSO EM SEGREDO, PARA MANTER MINHA POSIÇÃO E A DO MEU GRUPO. ESPERO CONTAR COM A COLABORAÇÃO DE TODOS, E QUE, MEUS MÉDICOS LUTEM CONTRA ESSA TERRÍVEL DOENÇA ". Em um último gesto ele pediu que fosse lançado um sigle com Bohemian Rhapsody e These Are The Days Of Our Lives e que os lucros fossem revertidos para entidades de combate à AIDS. 

Maide in Heaven, foi lançado em 1995, com músicas inéditas da banda. Nessas faixas havia somente as partes do piano e do vocal, feitas por Freddie Mercury, onde o Queen gravou a base musical sobre esse material. Em 1997, mais uma inédita surgiu: No-one but You, gravada pelo Queen em uma homenagem a Freddie. 



Queen no cinema

 Queen contribuiu diretamente para os filmes Flash Gordon (1980) e Highlander (o filme original de 1986, dirigido por Russell Mulcahy). Vários outros filmes tiveram canções do grupo, incluindo Águia de Aço (One Vision), A Vingança dos Nerds, Quanto Mais Idiota Melhor (Bohemian Rhapsody), Pequenos Guerreiros, Máquina Quase Mortífera, Super Size Me - A Dieta do Palhaço, Coração de Cavaleiro, Todo Mundo Quase Morto, Jogo de Amor Em Las Vegas, Show de Vizinha e Eu os Declaro Marido e... LarryRecentemente, Brian May anunciou a intenção de gravar um filme biográfico sobre Freddie Mercury. O projeto evoluiu rápido, sendo amplamente noticiado na mídia impressa . Foi confirmado de que o escolhido para representar Freddie seria o ator inglês Sacha Baron Cohen, famoso pelo recente sucesso mundial Borat. O ator aceitou o convite para o filme.


Siga o Blog